Pode ser uma surpresa para aqueles fora da profissão de recursos humanos que os profissionais de RH precisam entender a terminologia legal. No entanto, a realidade é que o trabalho dos profissionais de RH abrange toda a gama de gestão de recursos humanos, que inclui interpretar a legislação trabalhista, a legislação de trabalho e a legislação empresarial para todos os níveis de funcionários. Consequentemente, os profissionais de RH devem estar familiarizados com numerosos documentos legais relacionados a todos os aspectos da relação empregador/empregado. Isso significa que, como um profissional de RH, suas atividades de desenvolvimento profissional não podem ser limitadas às práticas e pesquisas de gestão de recursos humanos; você também deve expandir suas atividades de desenvolvimento profissional para incluir a revisão, compreensão e interpretação dos vários documentos legais que seu local de trabalho utiliza para impulsionar e alcançar os objetivos empresariais.

Um dos tipos mais comuns de documentos legais utilizados pelos empregadores são os contratos de compra e venda. Quando um empregador está comprando ou vendendo uma parte de sua organização ou sua totalidade, ele dependerá de numerosos documentos de direito empresarial, sendo os mais populares chamados de contratos de compra e venda. No entanto, dependendo do contexto do seu local de trabalho, pode ser necessário que você entenda uma área mais específica do direito contratual, como a venda, compra ou locação de um prédio ou outras instalações. Conhecer os contratos de compra e venda e o papel da sua organização nesse processo legal é vital para ser um profissional de recursos humanos eficaz.

Os contratos de compra e venda de ativos são contratos comerciais que explicam os detalhes de como a venda de um negócio funcionará do ponto de vista de cada parte. Esses contratos incluem o preço da venda, o que o vendedor está concordando em abrir mão e como o comprador pretende entregar os ativos. Se você está apenas familiarizado com contratos de trabalho, o uso da palavra “ativos” pode causar alguma confusão. Em termos empresariais, um ativo pode ser qualquer coisa com valor tangível ou intangível que pode ser vendida ou transferida para outra pessoa. Por exemplo, se um empregador vende seu negócio, os ativos podem incluir o mobiliário de escritório do empregador, prédios ou equipamentos, bem como sua propriedade intelectual, dados ou dinheiro. A coisa importante a lembrar ao olhar para um contrato de compra e venda é que, se sua organização estiver envolvida, você deve dedicar tempo para entender os contratos.

No entanto, uma grande parte dos ativos de um negócio são seus funcionários, e se você não souber como um acordo de compra e venda afetará os contratos de trabalho de seus funcionários, então você não estará em posição de ajudá-los a tomar decisões importantes que afetam seu futuro. Por exemplo, seu empregador vai oferecer aos seus funcionários emprego contínuo? Se sim, o que o novo proprietário fará legalmente para assegurar aos funcionários que seu emprego está seguro com o novo proprietário? Um contrato de trabalho é um contrato legal; portanto, se você não souber quando um contrato legal ainda é vinculativo, você não estará em posição de proteger os direitos de seus funcionários.

Os empregadores não compram e vendem negócios com os melhores interesses do empregado em mente, o que cria desafios significativos para os profissionais de RH. No entanto, não estar ciente da transferência dos ativos do seu empregador pode resultar em problemas reais para os funcionários e profissionais de RH.

Para garantir que você não caia nessa armadilha, é importante entender algumas questões básicas: Se seu empregador o contrata para realizar essas tarefas, ele esperará que você tenha um entendimento de alto nível do propósito do contrato, bem como dos meios pelos quais o comprador e o vendedor buscam alcançar esse propósito. Portanto, conhecer o motivo subjacente por trás do contrato ajudará você a determinar como a transação será concluída.

Digamos que um hospital está prestes a entrar em um contrato de compra e venda que resultará na venda do hospital. Nessa situação, você sabe que o cuidado com os pacientes é uma prioridade para o hospital e qualquer novo comprador desejará garantir que os pacientes recebam o mesmo nível de cuidado que antes. Se você fosse revisar o contrato de compra e venda, notaria que o comprador e os vendedores concordam que não deve haver mudança na equipe do hospital, equipamentos, políticas ou procedimentos; portanto, se houver quaisquer mudanças feitas, os novos proprietários estariam em violação do contrato.

Por outro lado, se o mesmo hospital fosse vendido, mas em vez de comprar o hospital inteiro, os compradores estivessem buscando comprar as instalações do hospital e certos ativos, você estaria em alerta máximo para as mudanças que poderiam impactar a equipe do hospital e o cuidado com os pacientes. Embora o comprador possa estar adquirindo os ativos do hospital, ele pode estar fechando instalações específicas, o que resultaria em demissões de funcionários do hospital. Se sua organização tiver uma cláusula de demissão que exige que quaisquer demissões ocorram de uma maneira específica, então você precisaria saber e informar sua organização sobre esses requisitos específicos.

Nesses dois exemplos, os profissionais de RH seriam fundamentais para estabelecer os processos e procedimentos do novo proprietário para garantir que o hospital pudesse continuar o nível de cuidado que os pacientes existentes requerem e para dar confiança aos potenciais pacientes nos novos proprietários.