A Importância de um Código de Ética na Gestão de Recursos Humanos

Quando se trata de práticas empresariais, uma das chaves mais importantes para o sucesso é ter um código de ética. Essas práticas fundamentais bem definidas permitem que as empresas garantam que seus funcionários sejam sempre mantidos nos mais altos padrões. Na gestão de recursos humanos, isso não é diferente. Assim, nós da Join Us, uma equipe de consultores de recursos humanos experientes, acreditamos firmemente que um código de ética é uma ferramenta indispensável que nenhuma empresa deve ficar sem. A seguir, mostraremos como um código de ética abrangente para a aplicação da lei pode ser usado em sua consultoria de recursos humanos.

Como mencionado acima, há pouco debate de que, quando se trata de gestão de recursos humanos, um código de ética pode ser incrivelmente importante para garantir a integridade de qualquer empresa. Assim, é crucial que as práticas de gestão de pessoal sempre se conformem diretamente aos padrões morais e éticos que o código delineia.

Especialmente hoje, o recrutamento desempenha um papel enorme na integridade e eficiência da gestão de recursos humanos. Afinal, há poucas coisas mais importantes do que garantir que você esteja sempre contratando as pessoas certas para o trabalho. Felizmente, no entanto, um bom código de ética ajudará você a alcançar exatamente isso.

Programas de treinamento para novos contratados são uma parte essencial da consultoria de recursos humanos, uma que pode facilmente fazer ou quebrar a integridade de qualquer programa. Consequentemente, os empregadores devem sempre se esforçar para melhorar tais programas, para que os funcionários possam desempenhar ao máximo de sua capacidade. Felizmente, um código de ética claramente definido pode ajudá-lo a alcançar esse objetivo.

Como já dissemos antes, um código de ética pode ser indispensável na gestão de recursos humanos. Isso é especialmente verdadeiro quando chega a hora das avaliações de desempenho – uma função importante de qualquer prática de consultoria de RH. Essas avaliações de desempenho, sejam feitas mensalmente, trimestralmente ou anualmente, desempenham um papel vital como uma espécie de boletim do funcionário e, portanto, devem ser feitas da forma mais objetiva possível. No entanto, para alcançar esse objetivo, os empregadores devem ter um conjunto claro de diretrizes para medir o desempenho dos funcionários. Aqui também, um código de ética pode salvar o dia.

Se há uma coisa que qualquer boa empresa de recursos humanos aprendeu até agora, é que as empresas devem se esforçar constantemente para melhorar sua cultura organizacional. E aqui também, um forte código de ética pode ajudar a fazer a diferença. Por exemplo, ao ter um manual do funcionário claro que declara os comportamentos inaceitáveis, práticas e afins, os funcionários têm muito menos probabilidade de ficar confusos sobre o que é e o que não é permitido.

Claro, no entanto, o código de ética não se aplica apenas aos funcionários. Em vez disso, ele também se aplica ao comportamento desses códigos em relação aos clientes. Afinal, em grande medida, a integridade do negócio repousa sobre aqueles que estão sendo atendidos, portanto, as empresas devem garantir que estão fazendo tudo ao seu alcance para tratá-los com dignidade, respeito e justiça em todos os momentos.

Infelizmente, nem toda organização se dá ao trabalho de implementar um código de ética. O problema com essa abordagem, no entanto, é que a eficácia de qualquer código de ética pode ser rapidamente diminuída por limites mal definidos. Especificamente, em tais casos, pode ser muito difícil para os empregadores identificar o que é considerado comportamento razoável e apropriado, e o que vai além dos limites para uma conduta aceitável. Isso, por sua vez, pode levar a inconsistências massivas em como a empresa opera, o que pode afetar negativamente a confiança dos funcionários.

Felizmente, como o exposto demonstrou, definir um código de ética não precisa ser uma tarefa difícil. No entanto, você deve garantir que está sempre disposto a seguir as regras que estabeleceu. Caso contrário, seus funcionários e clientes podem sentir que você não acredita em suas próprias declarações de missão. Isso, por sua vez, pode ter um efeito negativo na cultura da empresa e no nível de engajamento de funcionários e clientes.