Quando se trata de recrutamento, você quer reunir um grupo de funcionários para criar uma força de trabalho forte. Para fazer isso, os empregadores entram em contato com um profissional ou agência de recursos humanos de terceiros, usam sites que fornecem trabalhadores temporários ou passam por um processo de recrutamento dentro de sua organização. Todas essas opções exigem o compartilhamento de alguns dados sensíveis para poder avaliar se os indivíduos que estão oferecendo são qualificados para as posições vagas.

Ao compartilhar dados sensíveis na tentativa de recrutar talentos, você não quer que esses dados caiam nas mãos de pessoas que poderiam usá-los contra sua organização e clientes. É por isso que os acordos NCND são tão valiosos durante as práticas de gestão de RH.

O que é um acordo NCND? Esses contratos contêm acordos de confidencialidade e não divulgação para ambas as partes envolvidas, a fim de proteger informações que podem ser compartilhadas entre elas. A base para este acordo é a informação geral sobre os esforços de recrutamento do empregador e suas empresas, juntamente com a proteção da privacidade das informações dos candidatos. O documento vincula o empregador, a agência ou o gerente de recursos humanos a não revelar informações sobre as entidades, produtos e serviços de quaisquer empresas com as quais as partes estão trabalhando.

Por que um acordo NCND é necessário nas práticas de gestão de RH? Esses contratos são necessários para prevenir atos maliciosos entre as partes contratantes quando informações sensíveis são compartilhadas. Os empregadores precisam compartilhar informações para entender se os candidatos fornecidos a eles correspondem às suas qualificações para o trabalho; depois, eles precisam devolver esses dados à agência e não mantê-los para si mesmos.

Como um acordo NCND pode ser útil para prevenir o vazamento de informações da empresa durante o recrutamento? É vital que um gerente de recursos humanos faça com que todas as partes envolvidas no processo de contratação assinem um acordo NCND. Fazer isso protege a privacidade das informações de clientes e funcionários, uma vez que o gerente supervisiona tanto a organização quanto compartilha informações com o candidato. Isso também ajuda a manter a confiança com os clientes, permitindo que o gerente de RH conduza entrevistas com o candidato para garantir que eles não saibam de nenhuma informação que não deveriam ter. Assinar um acordo NCND e compartilhar informações sobre sua organização com o candidato cria uma linha adicional de proteção.

Quais são as consequências de não utilizar acordos NCND como parte das práticas de gestão de RH? O gerente de RH que não conseguir ter um acordo NCND assinado por cada parte envolvida no processo de contratação está se abrindo a perdas para a organização. Se o candidato ou a agência onde a posição foi anunciada obtiver detalhes sensíveis e os compartilhar com sua família e amigos, isso pode resultar em perdas de lucro para a empresa. A reputação da sua organização pode ser manchada devido à disseminação de informações falsas. Sem a assinatura de acordos NCND durante o processo de contratação, oportunidades de negócios com outras agências podem ser negativamente impactadas.

Quando você está contratando novos funcionários, realizando entrevistas e integrando a equipe, é crucial que você compartilhe informações com o candidato que não fazem parte do processo de julgamento. Você precisa garantir que agências não concorrentes, outros membros da equipe e sites de recrutamento não tenham acesso a essas informações. Ao assinar um acordo de não divulgação e não concorrência com todas as partes envolvidas, sua organização estará protegida contra vazamentos de informações.

Onde os acordos NCND entram no processo de RH? Quando não há um acordo NCND entre as organizações envolvidas, qualquer indivíduo pode acabar vazando a informação. Portanto, cabe ao gerente de RH garantir a privacidade dos detalhes dos clientes, bem como dos candidatos que estão sendo entrevistados. Isso pode ser feito utilizando membros seniores da equipe para entrevistar os candidatos após assinar um NCND com eles. Isso também garantirá que outros departamentos, agências de recrutamento e sites não tenham acesso aos detalhes.

Quais são alguns exemplos de quando os acordos NCND são relevantes nas práticas de gestão de RH? Alguns casos seriam quando o departamento de RH tem funcionários temporários que poderiam ser usados contra a organização. Também é relevante quando uma empresa passa por um processo de contratação para obter um novo candidato que poderia substituir um funcionário atual. Ter um advogado disponível para analisar esses documentos é muito importante para o sucesso da sua organização.

Quais são os componentes legais essenciais a serem considerados ao redigir um acordo NCND para fins de gestão de RH? Ele deve garantir que o relacionamento seja privado entre as duas ou mais partes. Os detalhes que precisam ser documentados são o propósito da proteção da privacidade, quais informações sensíveis estarão envolvidas e como o acordo lidará com a proteção dessas informações. É necessário esclarecer que o acordo permanecerá confidencial por um período indefinido. Também deve ficar claro que o documento NCND restringe ambas as partes de divulgar informações a terceiros, como funcionários e outras organizações. Esses documentos podem ser redigidos por qualquer uma das partes, mas quaisquer responsabilidades devem excluir condutas pessoais fora de suas disposições.

Um acordo NCND pode proteger as condições de confidencialidade de RH de uma organização? Sim, ele protege a política de confidencialidade da organização. Os acordos NCND são frequentemente usados em vez de assinar contratos de não concorrência para manter informações sensíveis, questões de pessoal e outras comunicações de terceiros com candidatos privadas. Embora esses acordos possam não proteger a empresa contra todos os vazamentos de informações confidenciais, eles podem ajudar a impedir que certas partes as revelem.

Como um acordo NCND pode afetar suas políticas de confidencialidade e como o treinamento pode abordar essa questão? Ao treinar a equipe sobre políticas de confidencialidade, os gerentes podem ser mais rigorosos ao discutir questões de contratação. Isso também ajuda a esclarecer quais comunicações são necessárias entre os funcionários ao avaliar candidaturas. Ao incluir treinamento adicional sobre acordos NCND, seus trabalhadores começarão a manter a confidencialidade ao discutir tópicos sensíveis relacionados à empresa.

Para mais informações sobre acordos de confidencialidade, você pode visitar a página de Acordo de Não Divulgação da Cornell Law School.