Compreendendo Acordos de Liquidação
Um acordo de liquidação é um contrato entre partes interessadas e fornecedores de uma empresa em estado de dificuldade financeira ou falência. O documento visa realizar a preservação e controle de bens, ações, ativos, fundos e créditos pertencentes à entidade insolvente no interesse de fazer cumprir e recuperar uma dívida. Nesse sentido, um acordo de liquidação deve ser tratado com cuidado por um profissional de RH, uma vez que tal documento vem com sua própria terminologia específica que pode dificultar sua interpretação se não estiver familiarizado anteriormente.
Começando do princípio, nada em um acordo de liquidação é realmente padrão – os termos do contrato são estabelecidos enquanto se está no processo de negociação, portanto, cada termo deve ser interpretado com o objetivo de descobrir a intenção das partes. Considero meu dever como consultor de RH enfatizar com importância que o conjunto de regras estabelecido em um acordo de liquidação é diferente do corpo geral de leis que regula o mecanismo contratual, pois pode vir com obrigações e condições adicionais.
Por exemplo, enquanto a maioria dos contratos enfatiza a intenção de consentimento das partes, as disposições de um acordo de liquidação são indicadas com o propósito de impor uma obrigação em benefício de um terceiro ou credor. Este fato deve ser levado em consideração pelo profissional de recursos humanos para uma interpretação mais precisa do objeto do acordo. Ao abordar esse tipo de documento, não devemos esquecer que o profissional de recursos humanos é obrigado a agir no melhor interesse econômico da empresa para a qual trabalha e também fornece serviços de consultoria à alta administração dentro da empresa.
Por essa razão, é bastante difícil estimar a extensão em que terceirizar essa tarefa é economicamente eficiente, mas o que posso afirmar é que estamos falando de um processo bastante longo, cheio de novas decisões e pesquisas. Um profissional de RH atuando no mercado local provavelmente descobrirá que um dos desafios vitais é representado pela interpretação das disposições em relação às regulamentações trabalhistas.
Por exemplo, já vi acordos de liquidação provisionados ao nível de contratos de trabalho individuais que não estavam de acordo com as leis obrigatórias e, portanto, não iriam se sustentar diante de qualquer instância se acordados pelas partes. Assim, antes de consumar a ação, o especialista em recursos humanos é compelido a explicar ao gerente de RH e à equipe de alta administração a necessidade de consultar um advogado especializado em direito trabalhista e corporativo para estabelecer se os termos dos acordos de liquidação abrangentes estão de acordo com o corpo nacional de leis ou precisam ser alterados adequadamente.
Problemas de liquidez também podem levar um empregador a reduzir o número de funcionários, o que traz tarefas adicionais para o profissional de RH, como a realização de uma demissão coletiva de acordo com as disposições do acordo coletivo de trabalho (se houver um), a compensação dos funcionários afetados, a preparação de planos de culminação gradual e redução de pessoal, e a formalização de dossiê sobre demissões (em cooperação com o assessor jurídico). O mesmo se aplica a contratos atípicos – por exemplo, se você for convidado a assinar um acordo de condição-salário com um profissional de RH, certifique-se de consultar um advogado que poderá identificar as lacunas legais do seu contrato e ajudá-lo a elaborar um novo que não coloque em risco a estabilidade financeira da sua empresa.