Compreendendo as Leis de Câmeras de Painel na Califórnia para Empregadores

Ao gerenciar uma força de trabalho na Califórnia, é essencial que os gerentes de RH estejam cientes de todas as leis do estado. Alguns diretores conhecem essas regulamentações como a palma da mão. Outros, no entanto, podem não estar totalmente claros sobre os termos relacionados às câmeras de painel. As exigências da lei da Califórnia sobre câmeras de painel afirmam que os empregadores podem usar gravações de vídeo para documentar acidentes. A lei também inclui termos relacionados a como os empregadores devem tratar as gravações de câmeras de acidentes de carro, que podem diferir das gravações no trabalho. Este guia explica alguns dos elementos essenciais das leis de câmeras de painel da Califórnia.

Como um meio de aumentar a segurança no local de trabalho, alguns departamentos de RH utilizam câmeras de painel dentro dos carros da empresa. Esses veículos são geralmente veículos de frota, uma vez que o uso comercial está fora do escopo do Código de Veículos da Califórnia § 26703. Esta seção estabelece que os empregadores devem manter práticas comerciais seguras para os funcionários. Como parte desse processo, pode ser benéfico monitorar os motoristas da empresa. As câmeras de painel podem ser um método acessível de capturar potenciais responsabilidades em caso de um acidente. Caso contrário, os gerentes de RH podem enfrentar períodos maiores de incerteza após um acidente com um carro da empresa.

O uso de câmeras de painel em carros da empresa requer conformidade com as leis de privacidade da Califórnia. Como as regras relacionadas à privacidade são um tanto confusas, é aconselhável consultar um especialista jurídico antes de decidir se deve ou não colocar câmeras em veículos da empresa. Os gerentes de RH estão frequentemente em risco de cometer erros porque carecem de compreensão da lei. No entanto, evitar o potencial de transgressões legais é fácil quando os gerentes fazem perguntas.

Algumas das questões legais que preocupam os gerentes de RH incluem:

  • Quais são as implicações legais do uso de câmeras de painel?
  • Por quanto tempo as gravações de câmeras de painel podem ser retidas?
  • Quais são os direitos de privacidade dos funcionários em relação às gravações?

Especialistas em câmeras de painel oferecem orientações sobre como mitigar riscos legais ao implementar sistemas de câmeras. Questões importantes como as acima requerem atenção porque ajudam os empregadores com o seguinte: compreender as leis que cercam o uso de câmeras de painel na Califórnia.

Um advogado pode fornecer respostas a perguntas e elaborar documentação que explique as leis de câmeras de painel e as potenciais penalidades por violá-las. Mesmo os diretores mais conhecedores podem notar uma simplificação excessiva ao abordar problemas relacionados ao tema em questão. Em vez de passar por cima de informações-chave, considere os seguintes pontos ao explicar o uso de câmeras de painel no local de trabalho:

Sua empresa mantém registros de vídeos capturados por uma câmera de painel? Se sim, sua empresa precisa manter esses registros ou você poderia destruí-los imediatamente após a visualização? Na ausência de supervisão federal, as empresas na Califórnia estão livres para destruir gravações de câmeras de painel. No entanto, outros estados estabelecem regras para gravação de imagens.

A Califórnia não é um dos poucos estados que exigem obter consentimento expresso de todas as partes. Se um funcionário estiver dirigindo um veículo da empresa, ele tem o direito de visualizar a gravação. Portanto, desde que tenha a oportunidade de visualizar as imagens, a Califórnia não exige que a administração faça nada especial.

No entanto, as empresas nunca devem ameaçar ou demitir um funcionário por se recusar a visualizar as gravações da câmera de painel. Há pouca diferença entre um empregador retendo uma gravação e se recusando a liberar evidências de má conduta. Além disso, a Califórnia permite que os funcionários processem gerentes que violam seus direitos.

As empresas costumam disponibilizar câmeras de painel para aqueles que dirigem para o trabalho. Os gerentes de RH então pedem a esses funcionários que gravem as viagens para fins regulatórios. Nesse caso, o consentimento de todas as partes é necessário. Espera-se que os gerentes obtenham permissão do público durante as interações com os clientes. Portanto, é vital afixar um aviso na frente do carro da empresa solicitando permissão para gravar a viagem.

Em outros estados, existem muitos cenários em que os funcionários mantêm gravações de câmeras de painel. Nesses casos, perguntas sobre se os funcionários podem revisar e manter gravações são comuns. A lei da Califórnia não entra em detalhes, mas exige que os empregadores ofereçam aos funcionários uma oportunidade razoável de visualizar as imagens. No geral, manter gravações de câmeras de painel não é uma opção. Os funcionários podem solicitar as imagens e, se as gravações existirem, os empregadores devem fornecer cópias.

Nenhuma situação é perfeita. Antes de implementar câmeras de painel, considere pesquisar as experiências de outras empresas. Por exemplo, em 2018, Wendy Hudson Susan se feriu quando um motorista da Uber colidiu com seu carro. Susan documentou a lesão em um vídeo da câmera de painel. Ela e a seguradora foram a tribunal sobre o assunto, e um júri concedeu a Susan $224.000. Em outro caso, uma câmera de painel mostrou um caminhão colidindo com uma caminhonete na Espanha. Mesmo que o vídeo mostrasse a colisão, a companhia de seguros usou as imagens para negar a reclamação.

Câmeras de painel são uma ferramenta poderosa para os negócios, mas a implementação requer previsão e planejamento. Em todo o país, empresas que gerenciam funcionários podem usar esses dispositivos para promover condições de trabalho mais seguras e minimizar riscos legais.