As Leis do Direito de Saber: Um Guia para Profissionais de RH
As definições abrangentes das leis do direito de saber são uma das coisas importantes que qualquer profissional de RH deve conhecer. Embora seja algo que muitos gerentes de RH provavelmente nunca ouviram falar, isso impacta muitos aspectos diferentes de suas práticas diárias de gestão de recursos humanos. Aqui está uma visão mais detalhada sobre o que são as leis do direito de saber e o que elas significam para os profissionais de RH.
As leis do direito de saber são leis que tratam de segurança e transparência no local de trabalho. Essas leis garantem que os funcionários sejam informados sobre quaisquer perigos potenciais das instalações e materiais com os quais estão em contato. Portanto, essa lei é importante porque torna os departamentos de RH responsáveis por garantir que todas as salvaguardas sejam devidamente implementadas para proteger os funcionários contra esses perigos.
As leis do direito de saber são importantes em quase qualquer ambiente. Elas são mais comumente usadas em indústrias como construção, manufatura e processamento químico. Em qualquer uma dessas indústrias, os departamentos de RH são responsáveis por garantir que a comunicação e a educação sobre os perigos associados a esses trabalhos sejam claramente comunicadas a todos os funcionários.
Em um departamento de RH, as leis do direito de saber são benéficas por várias razões. Por um lado, essas leis permitem que o departamento de RH mantenha substâncias perigosas e potenciais perigos devidamente contidos dentro do local de trabalho. Além disso, o RH pode se beneficiar de uma melhor comunicação, não apenas com os funcionários, mas também com outras organizações. Sempre que outra organização ou um indivíduo puder entrar em contato com quaisquer perigos químicos ou substâncias tóxicas usadas no local de trabalho, o departamento de RH é responsável por comunicar esses riscos de forma eficaz.
Quando o RH está atualizado sobre as leis do direito de saber, o departamento pode implementar planos de segurança nos programas de treinamento de novos funcionários. Sessões de treinamento adicionais e educação contínua sobre segurança também podem ser realizadas para educar ainda mais os funcionários sobre questões de segurança e direito de saber. O RH também pode ajudar a manter os funcionários informados sobre quaisquer mudanças nas políticas de segurança.
Essas leis podem impactar uma série de processos com os quais os departamentos de RH estão envolvidos, incluindo recrutamento, compartilhamento de informações, comunicação com funcionários e até mesmo organização e manutenção de arquivos. Por exemplo, quando um novo funcionário é entrevistado, o gerente de RH deve divulgar quaisquer perigos químicos conhecidos que possam estar presentes no local de trabalho e perguntar ao candidato sobre a exposição anterior a perigos químicos. Para um novo funcionário que trabalhou anteriormente com produtos químicos, o gerente de RH deve comunicar que existem riscos semelhantes em seu novo ambiente.
Se o RH ou os gerentes de RH falharem em cumprir as leis do direito de saber, isso pode levar a uma série de possíveis ramificações legais sérias para a empresa que os emprega. Por exemplo, se um funcionário souber sobre os riscos potenciais dos materiais usados no local de trabalho, mas não receber uma ficha de dados de segurança do material, isso pode significar que a empresa estava em violação da lei do direito de saber. Em tais situações, o empregador pode estar sujeito a multas.
Existem muitas situações diferentes nas quais a regulamentação do direito de saber poderia ser aplicada. É útil para os profissionais de RH nas seguintes capacidades: Sem nenhuma das atividades mencionadas acima, um gerente de RH estaria em risco de enfrentar ramificações legais por não comunicar potenciais perigos de emprego. Como mencionado, o Departamento de RH deve ser responsável por seguir as regulamentações do direito de saber para acompanhar os perigos à saúde no local de trabalho.
Cabe ao gerente de RH revisar a ficha de dados de segurança do material e garantir que ela esteja disponível para os funcionários e suas famílias, para que entendam os riscos dos potenciais perigos no trabalho. É um equívoco comum que as regulamentações do direito de saber se apliquem apenas a certos setores, o que significa que alguns funcionários podem estar confusos sobre quais regras de segurança se aplicam a eles. No entanto, deve ficar perfeitamente claro para todos os funcionários quais são as regras, independentemente da indústria em que trabalham.
O RH deve priorizar a manutenção das linhas de comunicação abertas, para que os funcionários saibam como navegar pelas regulamentações. Para os profissionais de RH, pode ser difícil navegar pelas mudanças nos requisitos legais. A melhor maneira de garantir que todas as diretrizes e regulamentações relacionadas às leis do direito de saber sejam sempre seguidas é que os gerentes de RH continuem fazendo sua pesquisa.