Sabemos a importância de um currículo bem elaborado para conquistar os recrutadores, afinal é através dele que acontece o seu primeiro contato com a empresa na qual você aspira uma posição, sendo a primeira etapa para conseguir aquela tão sonhada oportunidade. Pensando nisso, nós do time de Recrutamento e Seleção da Joinus – Consultoria em Gestão de Pessoas separamos algumas dicas de cuidados ao elaborar um currículo:

  • Erros de português: Revise seu currículo e evite erros de português, assim como erros de acentuação.
  • Informações pessoais desnecessárias: Não é essencial colocar informações pessoais como CPF e RG, a não ser que sejam solicitadas.
  • Falando de si mesmo: Seja direto e claro, descreva suas competências com clareza, seja sucinto e assertivo em relação ao que você está buscando no mercado de trabalho, pontuando suas habilidades relevantes para a posição que almeja.
  • Informações falsas: Coloque apenas informações verdadeiras, já que alguns processos podem exigir testes que demandam conhecimentos específicos.
  • Foto: É muito comum que os profissionais se questionem se é melhor colocar foto no currículo ou não. Saiba que em geral não é necessário, mas caso você opte por colocar foto, escolha uma de boa qualidade, com fundo neutro e que transpasse profissionalismo.
  • Formatos e fontes: Fontes informais, chamativas ou muito coloridas poluem o currículo e tendem a deixá-lo com uma cara menos profissional. Opte por tons mais neutros, que tornam o documento mais visual e agradável de ler. Além disso, recomendamos que não salve ou envie seu currículo em Word, mas sim em PDF.
  • Redes sociais: Hoje em dia a rede social mais utilizada por recrutadores para achar candidatos é o LinkedIn, portanto é importante que você crie uma conta e a mantenha sempre atualizada, disponibilizando o link no currículo.

Não há uma fórmula mágica a se seguir para elaboração do seu currículo, mas pensar nesses pontos pode fazer a diferença na sua procura pela oportunidade dos sonhos. Em breve traremos mais dicas de Recrutamento e Seleção, além de algumas oportunidades em nosso Instagram, então fiquem ligados aqui no blog e nas nossas redes sociais!