Os departamentos de Recursos Humanos (RH) são a espinha dorsal de uma operação bem-sucedida. Suas responsabilidades incluem minimizar disputas legais, maximizar o potencial de talentos e mitigar riscos. Mas os departamentos de RH têm responsabilidades ainda maiores; suas ações podem impactar comunidades inteiras. Embora você possa ter visto esforços locais para melhorar o mercado de trabalho em Pueblo, a resposta para tornar o mercado de trabalho de Pueblo forte está ligada a algo profundo. O acesso a assistência jurídica demonstrou influenciar a forma como uma comunidade funciona. Esta é parte da razão pela qual o governo federal financiou a assistência jurídica e por que Pueblo tem uma rede de organizações e recursos para ajudar seus residentes. O escopo da assistência jurídica é amplo, mas é mais conhecida por ajudar pessoas que não podem pagar um advogado. Quando as pessoas não conseguem acessar a assistência jurídica, a pobreza persiste; coisas que a assistência jurídica poderia ter resolvido, como práticas de emprego injustas ou questões entre locador e inquilino, levam a lutas ao longo da vida. Por exemplo, funcionários com salários baixos são mais propensos a ceder sob as pressões de práticas trabalhistas injustas. Se seus direitos a salários justos ou condições de trabalho seguras forem comprometidos, isso pode impactar profundamente seu potencial de ganhos futuros. Você pode não pensar assim, mas estar informado sobre o que a assistência jurídica pode fazer e como pode ajudar os funcionários é uma estratégia eficaz para construir uma força de trabalho forte. Aqui estão alguns exemplos:
- Compreensão dos Direitos Legais Quais são os direitos e responsabilidades do seu funcionário? Deve ser de conhecimento comum que todo cidadão de Pueblo merece igual proteção sob a lei, independentemente de gênero, sexo, religião, etnia ou classe social. E sim, isso se aplica ao emprego também. Mas a maioria das pessoas não sabe:
- Funcionários Estão Confiantes Utilizar serviços de assistência jurídica pode fazer com que os funcionários se sintam confiantes. Como a assistência jurídica não é orientada para o lucro, os funcionários estarão plenamente cientes da natureza ofensiva ou enganosa de seu ambiente de trabalho ou práticas trabalhistas. Acredite ou não, a confiança em saber que uma injustiça está acontecendo é frequentemente o primeiro passo para a prevenção. Esteja atento quando os funcionários começarem a se defender; isso pode ser o sinal de que estão se tornando conscientes de seus direitos.
- Menos Disputas A assistência jurídica torna o emprego em uma empresa uma experiência agradável. Os funcionários economizam tempo, esforço e dinheiro quando não precisam contestar práticas de trabalho injustas. Quanto menos tempo os funcionários gastam em disputas, mais tempo eles passam cumprindo suas obrigações. Além disso, quando os funcionários são capacitados a defender seus direitos, eles ganham um senso de propriedade sobre seus empregos; eles se sentem responsáveis pelo sucesso da empresa.
- Benefício para a Comunidade Um benefício de estabelecer um local de trabalho que apoia a assistência jurídica é o impacto que pode ter na comunidade em geral, como aquelas pessoas que vivem em Pueblo. Grupos de assistência jurídica ajudam pessoas necessitadas, o que promove uma comunidade saudável. Essa estratégia também pode funcionar de outra maneira. Comunidades que valorizam práticas trabalhistas e assistência jurídica geralmente funcionam bem. Isso cria um pool de indivíduos talentosos prontos para empregos.
- Maneiras de Integrar na Capacitação de Funcionários Considere usar ferramentas e técnicas de provedores de assistência jurídica ao otimizar a capacitação de funcionários. Por exemplo, você poderia usar o princípio dos serviços de assistência jurídica para enfatizar a importância de obter representação legal independentemente dos custos. Isso pode ajudar a reforçar valores em sua organização.
- Parcerias Bem-Sucedidas Muitos departamentos de RH utilizaram parcerias de assistência jurídica para causar um impacto positivo. Uma parceria bem-sucedida pode incluir programas onde voluntários explicam o acesso à justiça, recursos para práticas trabalhistas justas ou a disponibilidade de advogados de assistência jurídica para vítimas de fraudes de consumo. Envolver-se é uma das melhores coisas que você pode fazer para impactar positivamente sua força de trabalho e a comunidade local.
- Advocacia Local Existem vários grupos de advocacia que promovem a assistência jurídica. Esses grupos de advocacia podem ajudar a conscientizar os cidadãos sobre a assistência jurídica e como ela pode beneficiá-los. Se você está no RH, considere fazer parceria com essas organizações ou encaminhar seus funcionários para elas.
- Fornecendo Recursos Acessíveis Forneça recursos onde seus funcionários possam encontrar informações sobre assistência jurídica rapidamente. Ter cartazes, folhetos e outros recursos prontamente disponíveis pode aumentar o conhecimento de seus funcionários sobre assistência jurídica. E quanto mais informados seus funcionários estiverem sobre assistência jurídica, mais qualificada será sua força de trabalho.
- Transparência na Recrutamento O acesso à assistência jurídica não apenas ajuda durante o emprego, mas também durante o recrutamento. Assim como o emprego lida com questões sensíveis, como gravidez, assédio sexual e discriminação-todas as quais a assistência jurídica trata. Quando algo não está certo, um novo contratado não precisa pensar duas vezes antes de defender seus direitos.
- Mantendo-se Atualizado Profissionais de RH podem se manter informados sobre questões de assistência jurídica lendo artigos que explicam os problemas. Por exemplo, aqui está um recurso para entender como a assistência jurídica funciona em Pueblo. Você vai querer considerar pesquisar “assistência jurídica pueblo” no Google; isso lhe dará ainda mais insights sobre como a assistência jurídica pode ajudá-lo. Negociar disputas pode ser difícil de navegar. É aqui que os provedores de assistência jurídica entram. As instalações tomam decisões de recrutamento com base em coisas como o currículo de um candidato e o desempenho na entrevista. Mas esses não são os únicos fatores que impactam a possibilidade de um bom ajuste entre empregador e empregado. Quando você adiciona considerações de assistência jurídica ao processo de seleção, pode se proteger melhor e construir uma força de trabalho mais forte.