Em meio a tantas tarefas no dia-a-dia, é extremamente importante que as empresas disponham de algum tipo de estratégia para organização da rotina da equipe. Muitas vezes os profissionais deparam-se com empecilhos no meio de projetos, e se não há devida comunicação entre as partes, isso pode acabar prejudicando o trabalho de colegas. Portanto uma forma de organização de tarefas pode ajudar muito na gestão de projetos de qualquer área ou setor.

A Metodologia Ágil Scrum propõe a divisão de projetos em pequenos ciclos de atividades, com reuniões frequentes para que a equipe possa alinhar o que vem fazendo e pensar formas de melhorar o processo de maneira ágil e eficiente. Esses ciclos entre os quais os projetos são divididos são chamados de Sprints. A Sprint representa um período de tempo dentro do qual um conjunto de atividades deve ser executado.

A cada dia de uma Sprint, a equipe faz uma breve reunião (normalmente de manhã), chamada Daily Scrum, onde discute-se o que foi feito no dia anterior, identificando acertos e falhas e definindo prioridades para o dia que se inicia. Assim, todo projeto sempre é acompanhado de perto, passando por mudanças de planejamento quando necessário, de maneira ágil e nada engessada.

Vale ressaltar que a Scrum contribui consideravelmente para a transparência. Um dos fatores mais importantes da metodologia é que todos aqueles envolvidos no projeto saibam o que está sendo feito a cada ciclo, de modo a otimizar tanto a equipe como um todo quanto o trabalho individual.

Dessa forma, essa técnica de organização pode ser extremamente eficiente para a produtividade e resultados da sua equipe!