Configurações Emocionais:
No momento em que um casal entra com o pedido de divórcio, pode ser um momento emocional para eles. Eles podem estar sentindo todo tipo de coisas diferentes. Essas emoções podem ser de raiva, tristeza, alívio e muitas outras emoções. Isso pode resultar em não pensarem com clareza por um período de tempo.
Como o RH Pode Ajudar:
Os funcionários do RH podem ajudar os funcionários que estão se divorciando. Você pode querer informar o funcionário sobre o sistema legal e como ele funciona. Você pode querer dar ao funcionário o nome de um advogado de confiança. Como você está atento ao que acontece no mundo dos negócios, provavelmente conhece alguns advogados que outros funcionários recomendaram. Você também poderia ajudá-los de outra maneira. Você poderia fazer arranjos para que alguém da sua empresa ajude o funcionário em processo de divórcio com qualquer documentação caso eles precisem de ajuda.
Questões Legais:
Fornecer informações para ajudar os funcionários não é ilegal. Você está apenas oferecendo informações. Você também pode oferecer aos funcionários o nome de um advogado que você conhece e que tem um bom histórico na área. Quando você se oferece para ajudar dessa maneira, precisa ter certeza de simplesmente orientá-los. Apenas ofereça conselhos ou o que você sabe. Você não quer fornecer aconselhamento jurídico.
O Divórcio Pode Afetar o Desempenho:
É possível que o funcionário em processo de divórcio comece a ter um desempenho ruim. Quando um casal se divorcia, geralmente há muito estresse. Existem muitos fatores para se obter um divórcio. Não envolve apenas taxas judiciais e um representante legal. Há sofrimento emocional. Tenha isso em mente ao considerar outros membros da equipe que sentem que o funcionário em processo de divórcio não deveria estar no local de trabalho durante esse tempo. Você pode oferecer a eles alguns dias de folga.
Programa de Assistência Pessoal:
Durante um divórcio, o casal em processo de divórcio geralmente informa os entes queridos sobre o que está acontecendo. As pessoas tendem a fazer perguntas. Às vezes, elas querem convidá-los para lugares para animá-los. Para respeitar os desejos de um funcionário em processo de divórcio, você pode oferecer a eles um programa de assistência pessoal durante seu período de angústia. Alguém pode cuidar das chamadas deles, e eles também podem pedir a essa pessoa para transmitir quaisquer mensagens que precisem passar.
Empatia:
Você pode querer fornecer a um funcionário em processo de divórcio informações sobre grupos de apoio. Você julga por si mesmo se acredita que isso poderia ajudar o funcionário. Parte de ser um profissional de RH é fornecer aos funcionários a ajuda que eles estão pedindo, como isso. O estigma social em torno desse tipo de coisa está desaparecendo, então você não parecerá pouco profissional ao ser empático.
Mantenha a Moral Alta:
Você quer evitar que outras pessoas no local de trabalho sejam afetadas pelo funcionário em processo de divórcio. A menos que ele ou ela tenha confiado em alguém no local de trabalho que deixe escapar, você quer manter a questão em privado. Isso ajudará a manter a moral alta. Você pode oferecer aconselhamento e usar os serviços de um programa de assistência ao funcionário.
A Política da Sua Empresa Aborda Isso?
A empresa para a qual você trabalha pode já abordar essa questão. Se não abordar, você determinará o curso de ação que tomará como profissional de RH. De acordo com as leis de divórcio do estado do Mississippi, é importante entender as implicações legais envolvidas.