A cada dia que passa mais profissionais que trabalharam os últimos meses de casa têm saído do isolamento social e voltado ao trabalho presencial. Sem dúvida é uma mudança drástica e que pode gerar muita ansiedade naqueles acostumados com a rotina imposta pela crise de COVID-19. Entretanto é de extrema importância que se observe os pontos positivos do trabalho presencial e porque é tão importante que nos sensibilizemos, mas não ao ponto de ficarmos improdutivos.

Produtividade

Por mais que o teletrabalho seja benéfico em muitos aspectos, ele também traz seus problemas. Mesmo que a equipe disponha de inúmeros canais de comunicação interna e ferramentas para organização do grupo, não há garantia de funcionamento pleno para todos o tempo inteiro. Afinal, dificilmente os gestores conseguem prever uma falha na conexão a internet ou um computador que dá problema e tem que ir para o conserto, impossibilitando o trabalho de algum membro da equipe. Além disso, com os profissionais conversando remotamente, é mais provável que ocorram ruídos de comunicação, uma vez que para muitos é mais fácil comunicar projetos e tarefas assertivamente por um contato direto. Essa dificuldade normalmente torna o trabalho em equipe dessincronizado, atrasando entregas e consequentemente, o desempenho da empresa como um todo.

Outro fator a ser levado em consideração é que nem todos dispõem de um espaço de trabalho em suas residências que permita se concentrarem como no escritório. Querendo ou não, há uma mudança na percepção da casa, que normalmente é vista como local reservado unicamente ao descanso, para um local que exige foco. E essa falta de limite entre o âmbito pessoal e profissional torna a produtividade em regime de teletrabalho um desafio constante.

Bem-Estar

Apesar do retorno ser difícil para muitos, ele pode ser extremamente benéfico para a saúde mental. Afinal, se já é difícil lidar com questões pessoais se ocupando em meio às inúmeras atividades do dia-a-dia, esse desafio só aumenta com a necessidade de ficar sozinho e no mesmo ambiente por muito tempo. Considerando ainda que observa-se uma melhora no cenário da contaminação, por mais que seja tímida, o retorno pode ser para muitos um verdadeiro alívio em meio aos esforços de uma rotina já saturada. Ver pessoas, conversar ao vivo, caminhar um pouco ou mesmo respirar ares diferentes são ações simples, mas que podem fazer toda a diferença quando se trata de bem-estar.

Novo Normal?

Claro que a situação atual da pandemia no Brasil ainda é delicada e não pode ser ignorada, mas é importante que os profissionais que retornam ao trabalho presencial não fiquem estagnados pelo medo da contaminação. Levando em conta todas as medidas de higiene e prevenção indicadas pela OMS, é possível realizar um bom trabalho e ao mesmo tempo continuar estável tanto fisicamente quanto psicologicamente. Dessa forma, é muito importante que haja certa sensibilização para que o problema não seja ignorado, entretanto o medo não deve ser maior do que a vontade de viver, de modo que não interfira na capacidade produtiva,  e muito menos em sua saúde física e mental. Afinal, deve-se levar em conta que, da mesma forma que os profissionais conseguiram se adaptar ao desafio da rotina em isolamento, é possível, sem grandes transtornos, se adaptar a este primeiro momento de retorno às atividades presenciais. 

Por mais que muitos chamem esse cenário de retorno de “novo normal”, é válido refletir se a atual situação pode de fato ser considerada normal. A única certeza é que após todos serem vacinados e a população estiver de fato imune ao vírus, aqueles que se isolaram durante esse período observarão o mundo com uma perspectiva completamente nova, e com certeza diversos aprendizados e reflexões nunca antes pensadas virão a tona. Até que esse momento chegue, esperamos que todos consigam se manter produtivos, refletindo sobre o valor de coisas que antes eram consideradas corriqueiras, mas de modo que não sejam paralisados pelo medo e que possam usufruir dos aspectos positivos do trabalho presencial.

Continue nos acompanhando por aqui e em nossas redes sociais para mais conteúdos de qualidade!