O Brasil ainda é um dos principais focos de COVID-19 no mundo, entretanto em alguns estados como São Paulo já está sendo posta em prática a retomada de muitas atividades de maneira presencial. Levando em conta tal cenário, nós da JoinUs – Consultoria em Gestão de Pessoas trouxemos para você algumas dicas simples de como proteger a equipe, proporcionando um ambiente de trabalho agradável e ao mesmo tempo seguro.

  • Máscaras: É imprescindível que todos usem máscaras no local de trabalho, podendo evitar assim a propagação do vírus. As máscaras não podem ser compartilhadas e devem cobrir totalmente a boca e nariz, sem deixar espaços nas laterais. Além disso, é indicado pelas autoridades de saúde que a mesma máscara não seja utilizada por mais de 2 horas direto.
  • Higienização: Todos devem se comprometer a ter cuidado com a higiene, lavando as mãos sempre que possível com água e sabão ou álcool em gel. Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência também é importante.
  • Tosse: Se estiver com tosse, é importante que use o cotovelo flexionado ao invés das mãos para cobrir a boca e o nariz. O mesmo vale para o espirro.
  • Distanciamento: Por mais que todos os profissionais se atentem aos devidos cuidados de higiene, é extremamente importante que haja distanciamento na medida do possível. Evitar pegar elevadores cheios e realizar rodízios para o uso de banheiros e outros espaços compartilhados já é um ótimo começo.
  • Sintomas: Em constante exposição, não deve-se ignorar a possibilidade de um dos profissionais contaminarem o vírus. Dessa forma, é necessária a atenção de todos para possíveis sintomas, como febre, tosse, falta de ar e dores no corpo, sendo a aferição de temperatura de todos os profissionais na entrada do local de trabalho uma medida a ser adotada para melhor controle. Caso seja apresentado alguns desses sinais, é indicado que a pessoa fique em isolamento por 15 dias, a fim de evitar uma propagação ainda maior.

Para promover uma maior adesão dos profissionais às medidas de segurança que forem adotadas pela sua empresa, o ideal é que as informações sejam de fácil acesso para todos, e a comunicação visual pode ser uma grande aliada nesse momento. Invista em lembretes visuais, com informações claras e objetivas em locais de grande movimentação (como entradas, banheiros e espaços compartilhados, salas de reunião e refeitório). Assim, todos poderão consultar as recomendações de forma rápida, além de promover a sensação de amparo e preocupação com a saúde e bem estar coletivo por parte da empresa em relação à equipe.